terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como fotografar em igrejas

Este vai ser o meu primeiro "Tutorial". Como fotografar interiores de igrejas.
Bom, primeiro dirijam-se para o interior de uma igreja e depois, bem, depois não é só fotografar. Há vários pontos a considerar. Começamos pelo que eu acho ser o mais importante, o respeito. Posso ou não usar flash, posso fotografar? Se possível desligar os avisos sonoros da máquina.

Mesmo que seja permitido o uso do flash, eu não recomendo. Prefiro usar um tripé, pôr a máquina em modo "A" Aperture priority e definir um valor baixo para permitir que entre mais luz para o sensor da máquina. Escolho este modo porque nas igrejas nunca há muita luz disponível para fotografar com a câmara na mão. Se a pousar num tripé elimino aquele efeito de fotografia tremida pois o diafragma vai estar aberto mais tempo para compensar a falta de luz.
O modo "Aperture" permite escolhermos a abertura do diafragma que é como se fosse uma persiana lá de casa. Pode estar mais ou menos aberta permitindo mais ou menos entrada de quantidade de luz. Neste modo a máquina faz todos os outros ajustes por nós. Podemos também deixar a definição "ISO" que é a sensibilidade á luz a 100. Quanto maior for este valor mais sensível a máquina vai estar a luz mas também as fotografias vão estar com mais ruído.
Neste modo, um valor de f4.5 vai fazer com que o diafragma vá ter um diâmetro maior permitindo mais entrada de luz.
Como a câmara vai estar num tripé e não queremos que ela trema enquanto capta a luz, temos de ter outro cuidado. Usar o temporizador da máquina, aquela função que se usa para fotografar a nossa família em que o fotógrafo também entra. Pomos o temporizador em 10 segundos e carregamos no obturador o mais suave possível para a máquina ter tempo de em 10s estabilizar.
Caso não tenham um tripé, podem definir o "ISO" para 800 ou mais e fotografar com a máquina na mão tendo o cuidado de a por em modo "S" Shuter priority e definir um valor de 1/60. Quer isto dizer que o obturador vai ficar aberto 60 milisegundos. Abaixo deste valor convém apoiar a máquina nalgum sítio conveniente caso contrário vamos ter o tal efeito de fotografia tremida.

Um conselho. Nunca apaguem uma fotografia da máquina sem a passarem para o computador. Os ecrans das câmaras são pequenos e não temos uma boa percepção da fotografia.

Divirtam-se e boas fotos.

3 comentários:

  1. Pois bem, Virgílio: gostei muito do teu texto. É que eu comecei agora a aprofundar alguns poucos conhecimentos que tinha sobre fotografia e o teu escrito vem mesmo a propósito. Obrigado, caríssimo primo!

    Comprei uma máquina melhorzinha e estou a aprender a mexer nela. Não é uma reflex, pois não tenho paciência nem quero gastar dinheiro com objectivas. Pedi conselhos, consultei lojas, vi na net e concluí que os melhores preços são mesmo na PIXMANIA, que manda tudo pelo correio e trabalha bem. Para o que pretendo, acho que esta máquina é razoável. É uma CANON SX 30 IS, com um grande zoom e uma boa angular, como podes ver se consultares a net.
    Que me dizes?

    Cá vou seguindo os teus passos, contando aprender, pois já me levas várias voltas de avanço.

    Aproveito para te desejar um bom 2011, com a tua mulher por perto, com saúde e trabalho.

    Abraço afetuoso do

    QUIM

    ResponderEliminar
  2. Está tudo bem contigo, Virgílio?
    Nunca mais passaste por aqui...

    ResponderEliminar
  3. Então e agora ficamos assim para sempre??? :S

    ResponderEliminar