terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como fotografar em igrejas

Este vai ser o meu primeiro "Tutorial". Como fotografar interiores de igrejas.
Bom, primeiro dirijam-se para o interior de uma igreja e depois, bem, depois não é só fotografar. Há vários pontos a considerar. Começamos pelo que eu acho ser o mais importante, o respeito. Posso ou não usar flash, posso fotografar? Se possível desligar os avisos sonoros da máquina.

Mesmo que seja permitido o uso do flash, eu não recomendo. Prefiro usar um tripé, pôr a máquina em modo "A" Aperture priority e definir um valor baixo para permitir que entre mais luz para o sensor da máquina. Escolho este modo porque nas igrejas nunca há muita luz disponível para fotografar com a câmara na mão. Se a pousar num tripé elimino aquele efeito de fotografia tremida pois o diafragma vai estar aberto mais tempo para compensar a falta de luz.
O modo "Aperture" permite escolhermos a abertura do diafragma que é como se fosse uma persiana lá de casa. Pode estar mais ou menos aberta permitindo mais ou menos entrada de quantidade de luz. Neste modo a máquina faz todos os outros ajustes por nós. Podemos também deixar a definição "ISO" que é a sensibilidade á luz a 100. Quanto maior for este valor mais sensível a máquina vai estar a luz mas também as fotografias vão estar com mais ruído.
Neste modo, um valor de f4.5 vai fazer com que o diafragma vá ter um diâmetro maior permitindo mais entrada de luz.
Como a câmara vai estar num tripé e não queremos que ela trema enquanto capta a luz, temos de ter outro cuidado. Usar o temporizador da máquina, aquela função que se usa para fotografar a nossa família em que o fotógrafo também entra. Pomos o temporizador em 10 segundos e carregamos no obturador o mais suave possível para a máquina ter tempo de em 10s estabilizar.
Caso não tenham um tripé, podem definir o "ISO" para 800 ou mais e fotografar com a máquina na mão tendo o cuidado de a por em modo "S" Shuter priority e definir um valor de 1/60. Quer isto dizer que o obturador vai ficar aberto 60 milisegundos. Abaixo deste valor convém apoiar a máquina nalgum sítio conveniente caso contrário vamos ter o tal efeito de fotografia tremida.

Um conselho. Nunca apaguem uma fotografia da máquina sem a passarem para o computador. Os ecrans das câmaras são pequenos e não temos uma boa percepção da fotografia.

Divirtam-se e boas fotos.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Portas


Miranda do Douro

Castelo de Vide

Castelo de Vide

Castelo de Vide

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quando o Outono chega...



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Casa do Guarda em Alcongosta

Rodeado por extensos cerejais, Castanheiros e Pinheiros bem no coração da Serra da Gardunha situa-se a Casa do Guarda. Local aprazível, convidativo ao descanço e comunhão com a natureza. Lá em baixo avista-se a Cova da Beira com a Serra da Estrela em todo o seu esplendor como pano de fundo.




domingo, 17 de outubro de 2010

Pormenores de Linhares da Beira










sábado, 16 de outubro de 2010

Linhares da Beira

Linhares da Beira situa-se na vertente ocidental da Serra da Estrela. Esteve sob o domínio dos Visigodos, dos Muçulmanos e por fim, em 1169 D. Afonso Henriques concede-lhe o primeiro foral.

Mãe e filha

Casa Típica

Castelo

Castelo em HDR

Igreja matriz

Linhares da Beira vista do castelo

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como fotografar animais de estimação


Quantos de nós temos animais de estimação? Como tal é natural começarem a aparecer fotografias dos nossos bichinhos.


Ao tirar fotografias aos nossos "melhores amigos" procuramos dignificá-los com os melhores momentos deles, quer de brincadeiras como de poses ou situações embaraçosas em que eles se metem.



Para melhor fotografar o nosso amigo e tentando os melhores angulos, nada melhor do que estar ao nível onde ele costuma estar, lá em baixo. Deitem-se, ajoelhem-se enfim, procurar um ângulo em que estamos ao mesmo nível dos seus olhos para não tirarmos daquelas fotos estranhas em que se vê o nosso amigo de cima para baixo conferindo uma perspectiva estranha, mas sim fotos dignas de quem partilha a nossa vida com eles.



Se possível recomenda-se o uso de uma objectiva zoom, para não ficarmos perto demais deles e sermos nós próprios um motivo de distracção e arruinar aquela pose que queremos fotografar.

As exposições em que o nosso motivo encha a fotografia produzem melhor efeito do que quando se tenta fotografar um pequeno ponto, supostamente o nosso cão/gato, etc juntamente com várias distracções de fundo.


O uso do flash também não é recomendado a não ser que incida indirectamente nos olhos ou no nosso modelo por forma a evitar clarões no pêlo, olhos semi-cerrados ou com reflexos de luz.

Com alguma paciência produzem-se excelentes resultados, deixem-nos cheirar a máquina fotografica, deixem passar a curiosidade, deitem-se no chão com eles, vão ver que as fotografias vão melhorar significativamente.
Bom trabalho.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Hoje o céu esteve assim





































segunda-feira, 6 de setembro de 2010

HDR





Hoje voltei a Castelo Novo. Está aqui tão perto e voltar é sempre uma tentação.

Desta vez fui ás antigas instalações das águas do Alardo. Lá em cima temos estas belas vistas, onde fiz estas fotografias em HDR (High Dynamic Range)


Ficamos assim com uma fotografia com um resultado muito aproximado ao que o olho humano vê.

Se compararem com outras fotos deste blogue podem perceber a diferença.


Mais fotografias deste tipo virão pois fiquei fascinado com o resultado e as possibilidades.

Espero que gostem tanto quanto eu. 
Um abraço a todos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

B/W


Dedico estas fotografias a todos os meus seguidores pelo vosso apoio. Sem vocês este blog não existiria e eu acabaria por fotografar sem um objectivo concreto. A fotografia, tal como uma mensagem precisa de um receptor, é para ser vista, lida e sentida. Estas fotografias estão a meu ver cheias de histórias para contar ansiosas por serem ouvidas. Sem vocês a fotografia não funciona, daí pensei torna-las especiais, carregadas de emoção.
Espero que gostem e continuem meus fãs.
Eu prometo não desiludir.

 Para breve uma surpresa....
Um abraço a todos que me acompanham.

Queria deixar um agradecimento especial a alguém que me acompanha nos meus passeios sem a qual estes não eram possíveis e que me apoia no meu trabalho.